Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul
O Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (CES/MS), por meio da sua Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (CIEPS/CES-MS), em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), promoverá três oficinas presenciais da 5ª Edição do Participa+ Formação para o Controle Social no SUS, nos municípios de Aquidauana, Nova Andradina e Ponta Porã.
O público-alvo é voltado para conselheiros (as) de saúde e lideranças de movimentos sociais com suas respectivas regiões de atuação, com o objetivo de fortalecer a atuação no controle social por meio da formação política e técnica dos sujeitos que integram o SUS.
📍 Região de Aquidauana
• Oficina Virtual: 7 de agosto de 2025
• Oficina Presencial: 21 e 22 de agosto de 2025
• Local: Aquidauana – MS
📍 Região de Nova Andradina
• Oficina Virtual: 5 de setembro de 2025
• Oficina Presencial: 18 e 19 de setembro de 2025
• Local: Nova Andradina – MS
📍 Região de Ponta Porã
• Oficina Virtual: 10 de outubro de 2025
• Oficina Presencial: 23 e 24 de outubro de 2025
• Local: Ponta Porã – MS
Conselheiros (as) e lideranças estão convidadas a participar e a fortalecer esse processo coletivo de formação, articulação e transformação social.
A CIEPCSS/CES/MS será responsável pela seleção dos participantes, limitado a 35 vagas por oficina.
📌 As pré-inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do Participa+:
🔗 https://participamais.ceap-rs.org.br/oficinas/
Formação permanente como eixo estratégico
As oficinas da 5ª edição do Participa+ representam um importante esforço conjunto para consolidar práticas formativas voltadas ao fortalecimento do controle social no SUS. Desde 2017, o programa tem promovido oficinas em todo o país, com resultados positivos no fortalecimento das instâncias de participação social.
Em Mato Grosso do Sul, além das oficinas promovidas pelo CEAP, a Comissão Intersetorial de Educação Permanente do CES/MS também tem realizado ações próprias de formação regional e estadual, como parte do seu planejamento e do compromisso com a qualificação contínua de conselheiros e conselheiras. Essas atividades integram o Plano de Ação do Conselho Estadual de Saúde, reafirmando a educação permanente como eixo estruturante das políticas de fortalecimento da participação social.
O CES/MS reafirma seu compromisso com a formação permanente, a participação cidadã e a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde.