Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul

Mesa Diretora do CES/MS se reúne com o Secretário de Estado de Saúde para alinhamento sobre novo processo eleitoral do Conselho

CES/MS recebe CNS e CEAP para construção coletiva das novas etapas do projeto Participa+

No dia 8 de maio de 2025, o Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (CES/MS) recebeu, em sua sede, na cidade de Campo Grande, representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), para uma reunião com a Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEP-SUS).

 

O encontro, que se estendeu por todo o dia, teve como finalidade avaliar as edições anteriores do projeto Participa+, apontando os aspectos positivos, os principais desafios enfrentados e os aprendizados obtidos ao longo do processo. A partir dessa análise, iniciou-se a construção coletiva para o novo ciclo de formação, voltado ao fortalecimento do controle social no SUS.

 

Durante a reunião, também foi pactuada a realização de um novo encontro com o facilitador que irá coordenar as próximas oficinas, com o objetivo de alinhar metodologias e para a construção de instrumentos de monitoramento dos planos de ação. Foi definido ainda que a Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social será responsável pelo monitoramento dos planos de ação elaborados pelos participantes no decorrer das oficinas presenciais.

 

Como desdobramento desse processo, foram definidas as datas e os municípios onde acontecerão as próximas turmas:

 

• Aquidauana

 * Oficina virtual: 7 de agosto

 * Oficinas presenciais: 21 e 22 de agosto

 

• Nova Andradina

 * Oficina virtual: 5 de setembro

 * Oficinas presenciais: 18 e 19 de setembro

 

• Ponta Porã (Turma direcionada a Pessoas com Deficiência – PCD)

 * Oficina virtual: 10 de outubro

 * Oficinas presenciais: 23 e 24 de outubro

 

Com essa articulação, o CES/MS, em parceria com o CNS e o CEAP, reafirma o compromisso com a educação permanente como instrumento de qualificação do controle social, fortalecendo a participação popular na formulação e fiscalização das políticas públicas de saúde.