1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Rio Brilhante

1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Rio Verde de Mato Grosso

1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Rio Brilhante

No dia 14 de junho de 2024 aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Centro de Convivência do Idoso (CONVIVER) em Rio Brilhante, com o tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
A mesa de autoridades foi composta pela vice-prefeita Juraci Aparecida de Souza Silva, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde José Carlos Cruz dos Santos, pelo vereador da Comissão de Saúde José de Freitas Neto e pelo Secretário Municipal de Saúde Gustavo Tonelli Peres.
Também estiveram presentes no evento conselheiros de saúde, organizações sociais, trabalhadores, usuários e gestores. A vice-prefeita Juraci ressaltou a importância do espaço político “…discutindo para o encontro de soluções”.
A palestrante Débora de Oliveira apresentou as Ações de Saúde que foram realizadas no município de Rio Brilhante e o palestrante Edgar Oshiro da Escola de Saúde Pública e da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS abordou o eixo central da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
O Presidente José Carlos ao término da conferência ressaltou que “a primeira conferência foi muito positiva, levando informação, conhecimento e aprendizado; e feliz pelo resultado final”.


A 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ªCEGTES) acontecerá de 30 a 31 de julho de 2024 na Universidade Católica Dom Bosco. Os três eixos da Conferência discutirão:

EIXO I: Democracia, controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
EIXO II: Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e
EIXO III: Educação para desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.