Na manhã desta segunda-feira, dia 23 de setembro de 2024, o Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (CES/MS) promoveu uma reunião intersetorial com representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo do encontro foi discutir estratégias e ações para o fortalecimento do Programa Saúde na Escola (PSE), além de fomentar a participação do controle social nas políticas públicas de saúde e educação voltadas para adolescentes, jovens e adultos no ensino público.
Durante a reunião foi enfatizada a importância do protagonismo juvenil e do empoderamento dos adolescentes na promoção de uma saúde mais inclusiva e participativa. A iniciativa do Conselho Estadual de Saúde alinha-se à solicitação do Governo Federal, feita no evento realizado em Goiânia, nos dias 13 a 15 de agosto de 2024, durante o Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do PSE, voltado para os Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTI-E) da Região Centro-Oeste.
Este curso, que integra o Projeto Fortalece PSE!, é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Goiás, com o objetivo de estruturar, qualificar e fortalecer o PSE até 2026. A metodologia utilizada no curso foi o Planejamento Estratégico-Situacional (PES), com o intuito de elaborar o Plano Estadual do PSE, promovendo uma gestão intersetorial eficaz entre saúde e educação, com destaque para o papel dos adolescentes no desenvolvimento dessas políticas.
O encontro realizado pelo CES marca um avanço significativo nas articulações para aprimorar o PSE em Mato Grosso do Sul, respondendo às diretrizes nacionais e garantindo a participação ativa dos diversos setores envolvidos, incluindo a comunidade escolar, profissionais da saúde, e os próprios adolescentes, que são o foco das ações.