A Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN/CES/MS) esteve presente no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, representado pelo coordenador Anderson Holsbach e a representante das trabalhadoras Eurides Monteiro.
Nos dois dias do evento, 11 e 12 de junho foram discutidas a questão da Segurança Alimentar e Nutricional, uma vez que as pessoas com excesso de peso e demais condições crônicas estão suscetíveis a algum grau de insegurança alimentar.
O Coordenador Anderson coloca que o CIAN tem um papel extremamente importante nesse cenário de doenças crônicas, que não é apenas o setor saúde que está envolvido para garantir o direito humano à alimentação adequada. Ressalta que nessa construção de articulação intersetorial teve apoio de muitos entes, como o próprio CES/MS, a SES/MS, os Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e da Universidade Federal de Ouro Preto.
Para Eurides “vendo os índices de obesidade é cada vez mais importante acompanhar de perto o que nossos filhos comem e tentam intervir na obesidade infantil”
CIAN
A CIAN é uma comissão que tem como objetivo controlar e avaliar as diretrizes e prioridades da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, além de acompanhar a implementação e controle do Programa Bolsa-Família e políticas sociais que podem atingir à alimentação e nutrição. Ter uma alimentação saudável e prevenir a desnutrição e contribuir para a redução da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, gerando mais qualidade de vida para a população.